Empréstimo Consignado

1. O que é empréstimo consignado privado?
 

É uma modalidade de empréstimo em que o desconto da prestação é feito diretamente na folha de pagamento do contratante. A consignação em folha de pagamento depende de autorização prévia e expressa do cliente à instituição financeira concedente do empréstimo.

2. Quem pode tomar um empréstimo consignado?
 

Funcionários de empresas privadas conveniadas com a instituição financeira.

3. Qual o limite de desconto da prestação na folha de pagamento (margem consignável)?
 

A Lei nº 13.172, de 21.10.2015, estabeleceu que o limite máximo de amortização de operações de crédito nos proventos dos trabalhadores regidos pela CLT, é de 35%, dos quais 5% exclusivamente para despesas e saques com cartão de crédito.

4. Por que as taxas de juros cobradas são menores nos créditos consignados?
 

Por se tratar de um crédito cujas parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento, o risco de inadimplência é menor, o que permite a cobrança de juros mais baixos em relação às demais linhas de crédito pessoal.
 

5. Qual o prazo máximo de financiamento no crédito consignado?
 

Os prazos são determinados pelos órgãos ou resoluções legais e de acordo com o mercado. Pode variar de 1 (um) a 36 (trinta e seis) parcelas.

6. Como é feita a entrega do valor do crédito ao tomador?
 

Visando a segurança, os valores sempre são creditados diretamente na conta corrente do próprio cliente (a mesma do contracheque)

.

7. Em quanto tempo o crédito é liberado?
 

Após a solicitação formal do empréstimo e aprovação do crédito, a liberação do valor solicitado ocorrerá em até 05 (cinco) dias úteis.

8. É necessário possuir conta corrente para receber o crédito?
 

Sim, a mesma conta corrente em que é creditado, mensalmente, o pagamento do salário.

9. A instituição financeira pode debitar em minha conta os valores relativos a parcelas do empréstimo consignado que não foram descontadas em folha de pagamento por ausência de margem consignável ou término do vínculo de trabalho ou emprego?
 

Sim, desde que você tenha, previamente, solicitado ou autorizado, por escrito ou por meio eletrônico, a realização do débito.

10. Quais os cuidados devem ser tomados antes de se contratar um empréstimo?
 

  • Não se deve nunca fornecer o cartão magnético ou senha do banco a terceiros.
     

  • É fundamental saber se a instituição financeira está autorizada a funcionar pelo Banco Central.
     

  • Não se deve aceitar a intermediação de pessoas com promessas de acelerar o crédito.
     

  • Lembrar que esse tipo de operação representa dívidas que poderão afetar a administração da renda pessoal e familiar futura, em razão do comprometimento mensal dos benefícios com o pagamento do empréstimo, que será descontado diretamente na folha de pagamento.