Buscar
  • toazul

Como convencer a minha família que é importante se planejar financeiramente?

Equilibrar as contas e controlar melhor o dinheiro pode ajudar você e seus familiares a alcançarem muitos objetivos. No entanto, se os demais não colaborarem na organização financeira, boa parte de suas tentativas de poupar e de fazer suas economias renderem será comprometida. Para evitar isso, é importante convencer a família que é importante se planejar financeiramente.

Porém, como fazer isso? A seguir, separamos algumas dicas que poderão ajudar você a obter a colaboração dos demais nesse propósito. Confira!



Fale sobre vantagens do planejamento financeiro


Para começar, liste todas as vantagens do planejamento financeiro que você souber. Quanto mais benefícios, maior a chance de eles passarem a melhorar a administração de seus ganhos.


Veja algumas das principais vantagens:

  • maior entendimento sobre os gastos. Afinal, para fazer um bom plano, primeiro é preciso juntar informações sobre as despesas. Isso significa anotar cada compra e pagamento de boleto, fatura, parcela de crédito etc.

  • após registrar as contas, será possível identificar desperdícios e gastos supérfluos para reduzi-los ou eliminá-los do orçamento;

  • estabelecer metas mais realistas e bem pensadas, definindo de que fonte sairá o dinheiro para alcançá-las;

  • fazer compras mais conscientes;

  • impedir que se gaste mais do que se ganha. Dessa forma, não necessitará usar cheque especial para cobrir o rombo.

Aliás, se precisar contratar um crédito pessoa física, a dica é optar pelo crédito consignado da toazul. Além de juros reduzidos, o pagamento é debitado em folha, evitando que você se esqueça de quitar as parcelas. Você ainda poderá controlá-las em seu plano financeiro para organizar melhor as suas contas.


Ofereça recompensas


Entregue recompensas para os familiares que conseguirem planejar suas finanças e, principalmente, seguir o que foi definido. Isso vale também para as crianças e suas mesadas, pois poderá incentivá-las a continuarem com seus planejamentos para, ao longo do tempo, essa prática se tornar um hábito.

Mesmo que não recebam mesada, elas poderão organizar os valores esporádicos que ganharem dos adultos. Depois, você poderá parar com as recompensas porque as próprias crianças usarão seus planejamentos para estabelecerem seus orçamentos e comprarem o que desejam. Isso com o dinheiro que conseguirem, o que também ajudará a darem mais valor às suas economias.


Apresente materiais sobre o tema


Apresente materiais que explicam sobre a importância do planejamento financeiro. Isso pode ser feito por meio de apresentações de slides no notebook, no smartphone, na televisão etc. e com videoaulas que tratem sobre educação financeira.

Às vezes, a resistência de alguns familiares em planejarem as economias se dá pela falta de conhecimento sobre a prática. Inclusive, podem achar que é algo muito difícil, o que não corresponde à realidade.


Mostre os resultados positivos do seu planejamento financeiro

Outra dica é você iniciar o seu planejamento financeiro antes dos demais e, após certo período, apresentar os resultados positivos que obteve com ele. Com provas das vantagens desse tipo de plano, será mais fácil convencer os outros sobre a relevância do planejamento familiar.

Quando isso acontece, os benefícios dessa prática não só são usufruídos pelos demais, como podem potencializar o ganho de todos. Em especial, nos objetivos do grupo que demandam a colaboração de toda a família. Por exemplo, uma viagem internacional.

Se todos se organizarem, vocês poderão economizar um bom valor para alugarem uma casa e realizarem passeios grupais, o que normalmente sai mais barato do que pagar hotel e fazer esses passeios individualmente. Portanto, empenhe-se em convencer a família de que é importante se planejar financeiramente!

Além de ajudar a economizar, um bom planejamento financeiro também pode servir de guia para você investir. Pensando nisso, confira agora dicas para você sair do vermelho e se tornar um investidor!

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo