Buscar
  • toazul

Educação financeira para não entrar em dívidas

Atualizado: Jan 12

Educação financeira é essencial para quem deseja manter as economias equilibradas, evitando dívidas e os problemas que elas podem acarretar. Também é fundamental para planejar projetos que requerem investimentos ou crédito pessoal, antecipar pagamentos de contas a fim de conseguir descontos e melhorar o seu padrão de vida.


Contudo, no país há muitas pessoas que ainda não têm o hábito de buscarem conhecimento nesse campo, tanto que 36% dos brasileiros não controlam seus orçamentos mensais e 44% acreditam que fazem isso, mas o fazem de maneira equivocada. Esses dados são da pesquisa “Educação financeira: orçamento pessoal e endividamento”, feita em conjunto pelo SPC Brasil, o Banco Central do Brasil (BACEN) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).


Para entender mais sobre a importância da educação financeira e sobre por que começar a se interessar mais por esse assunto, continue lendo e confira o que preparamos!


O que é educação financeira?


Educação financeira envolve um conjunto de conhecimentos e práticas para organizar e gerenciar as economias. Ela é importante para administrar as finanças pessoais, da família ou de outros grupos. Com o que é aprendido, você poderá montar um planejamento financeiro e terá maior consciência de como controlar os seus ganhos e gastos. Além disso, você ainda poderá aprender:

  • em que investir;

  • como economizar;

  • quais despesas são necessárias e quais são desnecessárias ou supérfluas;

  • como se prevenir de fraudes, entre outros pontos importantes para uma vida financeira mais equilibrada.

Vale destacar que a educação financeira também envolve um aprendizado emocional, a fim de prevenir impulsos que possam desestabilizar as suas economias. Tudo para você controlar melhor o que comprar e ter um consumo mais consciente.


Por que educação financeira é importante?

Existem muitos motivos para se instruir financeiramente e gerenciar melhor rendimentos e despesas. Veja alguns dos principais:

  • evitar uma dívida desnecessária;

  • pagar contas existentes e prevenir que seu nome seja negativado em órgãos de proteção ao crédito;

  • organizar suas finanças e até mesmo se preparar melhor na hora de buscar crédito consignado para levar adiante projetos pessoais;

  • identificar quais tipos de empréstimos são melhores para o seu perfil e a sua condição financeira;

  • negociar melhor com fornecedores;

  • aprender a investir para conseguir realizar projetos futuros;

  • evitar golpes financeiros;

  • escolher melhor que produtos e serviços adquirir, passando a adotar critérios qualitativos para isso;

  • aprender a montar controles em planilhas ou a usar aplicativos de gestão financeira que forneçam dados sobre o seu orçamento e o seu consumo mensal;

  • ajudar a organizar as contas de familiares a fim de todos contribuírem para projetos maiores etc.

Como começar a se educar financeiramente?

De início, busque conteúdos sobre finanças pessoais com os primeiros passos para quem deseja melhorar o controle de suas economias. Blogposts, vídeos, infográficos, entre outros materiais poderão ajudar você.


Isso servirá para ter uma noção do que você poderá aprender. Depois, a dica é procurar cursos que passem orientações, técnicas, ferramentas e outros itens que ajudem você a melhorar a sua gestão financeira.

Com o tempo, você poderá se aprimorar e começar a atingir pequenas conquistas, como quitar uma dívida de tempos atrás ou sair do vermelho. Inclusive, poderá até conseguir um empréstimo consignado inteligente para realizar um projeto pessoal sem precisar comprometer tanto o seu rendimento.

Investir em educação financeira é essencial para quem deseja equilibrar as contas para ter uma vida mais saudável e melhorar o seu bem-estar. Afinal, economias bem gerenciadas poderão abrir muitas oportunidades para você no futuro!

Uma das formas mais atrativas do mercado de obter dinheiro para organizar as finanças é por meio do crédito consignado. Aproveite para descobrir mais sobre essa opção!


70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo